Nossa história


Em 1960, o Dr. Segismundo Gontijo graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais e montou seu próprio escritório. Dedicou-se, de corpo e alma, ao exercício da advocacia, especializando-se, com pioneirismo, no Direito das Famílias e das Sucessões, áreas em que atuou com excelsa desenvoltura durante toda a vida.

Sempre participativo, o Prof. Segismundo, referência nacional no Direito de Família, proferiu inúmeras palestras em congressos, conferências e seminários, além de lecionar em diversas faculdades e cursos preparatórios para concursos, como PUC-Minas e Escola Superior de Advocacia da OAB/MG.

Como marco na história da OAB, foi Conselheiro pela Seção de Minas Gerais, por 13 mandatos consecutivos, totalizando 26 anos ininterruptos de luta pela classe.

Em 1980 Juliana Gontijo iniciou o curso de Direito pela UFMG e dois anos depois, seu irmão, Fernando Gontijo, ingressou na PUC-MG, também no curso de Direito. Tão logo entraram na faculdade, foram trabalhar com o pai, Dr. Segismundo, na prática de advocacia das famílias em família.

Juntos, ministraram palestras, cursos e seminários por todo o Brasil, crescendo em tradição e notoriedade, com publicação de vários artigos jurídicos de Direito de Família.

Em 1997, sempre visionário, o Dr. Segismundo criou o primeiro site do escritório, quando a Internet no Brasil ainda “engatinhava” – antes mesmo de o TJMG, STF e STJ terem uma homepage.

Em março de 2004, com o falecimento do Dr. Segismundo, seus filhos, Juliana e Fernando Gontijo, em continuidade ao trabalho do pai, mantiveram a tradição e renome, constituindo a Advocacia Juliana Gontijo e Fernando Gontijo, valendo-se de toda a experiência adquirida ao longo dos anos de esforços, estudos e dedicação.

Em julho de 2010, como se em “comemoração” ao cinquentenário do escritório, Felipe Gontijo (filho da Dra. Juliana e neto do Dr. Segismundo Gontijo), formou-se em Direito, exatamente 50 anos depois da formatura de seu avô, Segismundo Gontijo! A história se repetiu: a Profa. Juliana se formou 25 anos após o pai e Felipe 25 anos após a mãe. Já é a terceira geração Gontijo atuando no Direito das Famílias.